sábado, 17 de julho de 2010

BIODIVERSIDADE EM FERNANDO DE NORONHA

Meio Ambiente em Noronha



Apresentação




Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico isolado no Atlântico Equatorial Sul, sendo sua ilha principal a parte visível de uma cadeia de montanhas submersas (DORSAL MEDIANA DO ATLÂNTICO), situada nas coordenadas geográficas 03 51' sul e 32 25' oeste e distando aproximadamente 345 km do cabo de São Roque no estado do Rio Grande do Norte e 545 km de Recife, em Pernambuco. Constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de natureza vulcânica, tem a ilha principal uma área de 18,4 km2 cujo maior eixo com cerca de 10 km, largura máxima de 3,5 km e perímetro de 60 km. A base dessa enorme formação vulcânica está a mais de 4.000 metros de profundidade. A ilha principal, cujo nome é o mesmo do arquipélago, constitui 91% da área total, destacando-se ainda as ilhas Rata, Sela Gineta, Cabeluda, São José e as ilhotas do Leão e da Viúva. Estudos realizados demonstram que a formação do arquipélago data de dois a doze milhões de anos.

Clima

O clima é tropical, com duas estações bem definidas: uma chuvosa, de janeiro a agosto, e uma seca no restante do ano. As maiores pluviosidades ocorrem de março a julho, com valores que podem atingir 193,5 mm em 24 horas. Os meses mais chuvosos são os de março e abril. O mês de outubro registra valores mínimos, onde a máxima precipitação em 24 horas não ultrapassa 9,0 mm. A temperatura média é de 25º C, com amplitude de 4,1º C, sendo os meses de janeiro, fevereiro e março os mais quentes. A umidade relativa do ar está em torno de 81,5 %, com pouca variação, em face das características da ilha. A insolação média anual é de 3.215 horas, com máxima em novembro e mínima em abril.

Vegetação Terrestre

A vegetação terrestre do arquipélago é bastante rasteira e arbustiva e composta de poucas espécies arbóreas, destacando-se representantes das famílias Nyctaginaceae, Bignoniaceae, Anacardiaceae, Rubiaceae e Euphorbiaceae. Existe uma grande quantidade de espécies arbustivas e herbáceas, principalmente invasoras. Dentre os arbustos, destacam-se o feijão bravo, Capparis cynophallophora e a burra leiteira, Sapium scleratum (endêmica), que produz um látex cáustico, capaz de provocar queimaduras graves no homem e nos animais. Entre as herbáceas, destacam-se as jitiranas Ipomea spp e Merremia spp., que são trepadeiras daninhas. Além dessas, foram introduzidas algumas árvores frutíferas como o mamoeiro, cajueiro, bananeira, tamarineiro, cajazeiro, goiabeira, gravioleira ... etc.

Várias espécies ornamentais também foram introduzidas, como a amendoeira Terminalia catappa, o flamboyant Tebebuia impectiginosa, caraiba e serratifolia, o jasmim manga Plumeria alba, o eucalipto, o coqueiro de praia, em pequena quantidade, e a carnaúba Copernica prunifera, representada por raros exemplares.


Vegetação Marinha



Se comparada à costa brasileira, a flora marinha de Fernando de Noronha não apresenta riqueza e diversidade de espécies. Este fato ressalta a peculiaridade do ecossistema marinho do arquipélago, onde poucas espécies conseguem adaptar-se. Talvez isto se deva à ausência de nutrientes básicos ao crescimento destas algas, já que correntes quentes empobrecidas de matéria orgânica sejam características de Fernando de Noronha.


Fauna Terrestre



A exemplo do que ocorre em outros sistemas insulares oceânicos, a fauna terrestre do Arquipélago de Fernando de Noronha mostra uma avifauna exuberante, muito mais rica do que grupos de vertebrados, tais como: anfíbios, répteis e mamíferos, representados por poucas espécies.



Trinta-réis (Gygis alba)

O arquipélago abriga as maiores colônias reprodutoras de aves entre as ilhas oceânicas do Atlântico Sul Tropical.



Mumbebo (Sula dactylatra)




Rabo de Junco (Phaethon aethereus)




Catraia (Fragata magnificans)

Dentre as espécies, destacam-se a viuvinha Anus minutis, que constrói os ninhos utilizando algas coletadas na superfície d'água, localizado-os sobre as árvores e escarpas da ilha principal e ilhas secundárias; a viuvinha grande Anus stolidus; o trinta-réis-de-manto-negro Sterna fuscata; a viuvinha branca Gygis alba, ave totalmente branca que põe seus ovos nas forquilhas dos galhos das árvores; os mumbebos Sula dactylatra, mumbebos marrons Sula leucogaster, mumbebos-de-patas-vermelhas Sula sula; a catraia Fragata magnificans; o rabo-de-junco de bico vermelho Phaethon aethereus (ambos caracterizados por apresentarem as penas do rabo extremamente longas).



SibitoVireo Gracilirostis & Cucuruta Elaenia Ridleyana

Nas matas, há algumas espécies terrestres; é o caso do sebito Vireo gracilirostis; a cocoruta Elainia spectabilis e a pomba avoante Zenaida auriculata noronha. Com relação aos répteis, há duas espécies de tartarugas: aruanã ou tartaruga verde Chelonia mydas, que utiliza o arquipélago como zona de reprodução e alimentação (herbívora) e indivíduos jovens de Eretmochelys imbricata que utilizam o arquipélago como zona de alimentação e crescimento. Existem ainda duas espécies de lagartos: mabuia Mabuya maculata (endêmica) e o teju Tupinambis teguxim, que foi introduzido para se alimentar de ratos, mas prefere outras presas como ovos e filhotes de aves e tartarugas.



Tartaruga (Eretmochelys imbricata)




Mabuya ( Mabuya maculata )



Fauna Marinha

O Arquipélago de Fernando de Noronha reúne sítios ecológicos específicos para uma fauna marinha exuberante, devido a sua posição geográfica distante do continente e bem no curso da Corrente Sul Equatorial, bem como quanto à natureza dos seus ambientes, fato comprovado em diversos trabalhos de pesquisa. Vários estudos ao longo dos anos levantaram as ocorrências de moluscos (168 famílias) , crustáceos (72 espécies), além de grande quantidade de peixes ornamentais residentes e cardumes migratórios sazonais.


Preservação do Meio Ambiente

Parque Nacional Marinho desde 1988, abrangendo aproximadamente 70% da área total do arquipélago e administrado pelo IBAMA, foi criado com o objetivo de preservar o ambiente marinho e terrestre. Neste sentido, projetos de pesquisa vem sendo desenvolvidos, tais como: levantamento das espécies de aves marinhas terrestres e migratórias; estudo sobre comportamento e reprodução do GOLFINHO ROTADOR stenella longirostris; ecologia e reprodução dos crustáceos do supra, médio e infra-litoral; pesquisa sobre tubarões; PROJETO TAMAR (tartarugas marinhas). Estes temas são apresentados aos turistas todas as noites no centro de visitantes do projeto, próximo à sede do IBAMA.



Golfinho rotador ( Stenella Longirostris)

Fernando de Noronha hoje é exemplo de preservação ambiental, em convívio direto com a atividade turística, esta de pequena escala, limitada a infra-estrutura existente. Ações permanentes executadas por ONG'S e Fundações, contribuem para o aprimoramento da política de conservação.Fonte:www.fernandodenoronha.gov.br

Um comentário:

  1. Olá, quero convidá-la a participar do propósito do DESAFIO DE AMAR QUE ESTOU FAZENDO NO MEU BLOG É SÓ PRA CASAIS, AJUDAR A MELHORAR O RELACIONAMENTO ENTRE CÔNJUGES, assim que puder participe e avise pra outros casais que conheça!
    bjocas!

    ResponderExcluir