quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

COMO O TEMPLO DE EZEQUIEL PODE SER CONSTRUÍDO AQUÍ NA TERRA

Muitas pessoas acreditam que estes capítulos apresentam a planta para um templo que ainda será construído. Ensinam que este templo existirá durante um reino de 1.000 anos no qual, conforme a doutrina do pré-milenarismo, Jesus reinará aqui na terra.
Mas uma análise cuidadosa do texto nos mostra que Ezequiel não falou de um templo literal que ainda está por vir. Há vários motivos para rejeitar a interpretação literal destes capítulos:
➊ Estes capítulos falam de sacerdotes levitas que servem no santuário (44:15-16; 48:11). Se aceitarmos uma interpretação literal deste sacerdócio para um futuro templo, cairíamos em contradição de vários ensinamentos do Novo Testamento. Os cristãos – judeus e gentios – fazem parte do sacerdócio santo (1 Pedro 2:5). Jesus, que não é levita, é o sumo sacerdote para sempre (Hebreus 7:11-14,21). “Ora, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria...” (Hebreus 8:4). Aplicar a profecia de Ezequiel a um templo literal futuro nega o sacerdócio dos crentes e, pior, nega o sacerdócio de Jesus!
➋ Estes capítulos falam das celebrações anuais, mensais e semanais da Antiga Aliança (45:18 - 46:8). Paulo claramente ensinou que estes dias especiais pertenciam à sombra das coisas anteriores, e não à luz do evangelho (Colossenses 2:16-17). Uma interpretação literal das visões de Ezequiel inclui uma volta à sombra! Quem fizess isso abandonaria a luz da graça de Cristo (Gálatas 5:4).
➌ Estes capítulos falam claramente de sacrifícios de animais “pelo pecado e pela culpa” (40:38-43; 45:18-25; 46:1-15). A aplicação literal a um templo futuro enfrenta o problema sério de defender sacrifícios de animais pelo pecado milhares de anos depois da morte de Jesus. Se aceitar esta noção de sacrifícios literais, estaria negando a eficácia e a suficiência do único sacrifício de Jesus Cristo (Hebreus 9:11-15,24-28; 10:1-18). Se afirmar que os sacrifícios em Ezequiel são simbólicos, o sistema de interpretação literal começa a desmoronar. Se os sacrifícios são simbólicos, as medidas podem ser simbólicas e o próprio templo pode ser simbólico.
De fato, o que Ezequiel falou sobre os sacerdotes, as festas, os sacrifícios e sobre o próprio templo serve para representar, simbolicamente, a comunhão que os cristãos têm atualmente em Cristo, no reino que já existe (Colossenses 1:13). É errado usar este trecho para ensinar sobre um reino e um templo aqui na terra no futuro.
– por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário